Ministro da Saúde lança unidade móvel para atender caminhoneiros em Cubatão; entenda
Ministro da Saúde inaugura espaço para atendimento a caminhoneiros em Cubatão O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do lançamento de uma unidade móvel de saúde para caminhoneiros em Cubatão (SP), nesta quarta-feira (24). Segundo ele, a iniciativa busca levar atendimento diretamente aos pontos de descanso dos profissionais na cidade. Durante coletiva de imprensa, o ministro apresentou a unidade instalada no Ecopátio da SP-055, dentro do programa Agora Tem Especialistas. “Essa é uma ação permanente, uma unidade de saúde nos pontos de descanso dos caminhoneiros e caminhoneiras”, afirmou Padilha. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. A estrutura integra uma estratégia do governo federal para ampliar o acesso a serviços básicos de saúde para profissionais do transporte rodoviário, com consultas, exames e vacinação. “Além de ser um ponto de descanso, pode ser um ponto de atendimento médico, com enfermagem, realizar exames”, disse Padilha. Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na inauguração do Ecopátio em Cubatão. Daniela Rucio/TV Tribuna O ministro destacou ainda a integração de dados com o sistema do SUS e o uso do prontuário eletrônico. “Hoje, 85% das unidades básicas de saúde de todo o Brasil utilizam o prontuário eletrônico do Ministério da Saúde”, afirmou. Segundo ele, cerca de 400 mil caminhoneiros estão cadastrados no SUS, mas muitos ainda não conseguem atendimento regular nas cidades de origem. “De cada 10, quatro nunca foram atendidos na unidade básica de saúde na sua cidade”, afirmou. Padilha também destacou que a iniciativa pode aliviar a demanda da rede de saúde dos municípios que recebem o Ecopátio. “Isso ajuda também a cidade que recebe esse caminhoneiro e caminhoneira”, disse. Unidade móvel de saúde para atendimento a caminhoneiros em Cubatão. Daniela Rucio/TV Tribuna VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Leia também