Sindicato da Indústria da Construção Civil do AM celebra 47 anos e projeta crescimento do setor na região
Jantar celebra 47 da Sinduscon-AM Ronaldo Lima/Rede Amazônica O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Amazonas (Sinduscon-AM) celebrou nesta quinta-feira (25) os 47 anos de fundação da entidade. A solenidade teve início às 19h30, no restaurante do Hotel Adrianópolis All Suites, na Zona Centro-Sul de Manaus, e reuniu representantes do setor produtivo, empresários e autoridades. A comemoração teve como tema "47 anos construindo o Amazonas", em referência à contribuição da entidade para o desenvolvimento da infraestrutura e do setor imobiliário no estado. Fundado em 1979, o sindicato chega à marca de quase cinco décadas atuando na defesa dos interesses da construção civil amazonense, segmento que, segundo a entidade, vive um momento de crescimento impulsionado principalmente pelos programas habitacionais e pelos investimentos em infraestrutura. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Agora no g1 De acordo com o presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, o Amazonas possui um déficit habitacional estimado em cerca de 180 mil moradias, sendo aproximadamente 120 mil em Manaus, cenário que mantém aquecida a demanda por novos empreendimentos. "O setor da construção civil do Amazonas vai muito bem. Depois de um período de desaceleração durante a pandemia, retomamos um crescimento consistente, impulsionado principalmente pelo Minha Casa, Minha Vida e pelo programa Amazonas Meu Lar", afirmou. Além do mercado imobiliário, a atividade da construção civil também é fortalecida pelas obras públicas em andamento, incluindo estradas, escolas, hospitais, viadutos e projetos de infraestrutura executados pelo poder público. Desafios da construção civil Apesar do cenário positivo, o setor ainda enfrenta obstáculos. Entre os principais desafios está o alto custo para execução de obras no interior do estado, devido às dificuldades de transporte de materiais e mão de obra. Outro ponto destacado pelo presidente é o impacto dos processos burocráticos para aprovação de projetos e emissão de licenças. O sindicato também participa de discussões sobre a adequação das normas ambientais à realidade urbana de Manaus, especialmente em áreas já consolidadas que ainda enfrentam restrições relacionadas à legislação ambiental. Qualificação e inovação Além da representação institucional, o Sinduscon-AM desenvolve ações voltadas à qualificação profissional, inovação tecnológica e promoção da saúde dos trabalhadores da construção civil. Entre os principais projetos da entidade está a ConstruNorte, feira que chega se consolidou como um dos maiores eventos do setor na região Norte. Realizada em parceria com a Rede Amazônica, a feira reúne empresas, especialistas, instituições e profissionais para apresentar novas tecnologias, materiais inovadores, soluções sustentáveis, softwares, equipamentos e tendências da construção civil. Segundo o presidente Frank Souza, o evento também funciona como um espaço de debate sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como sustentabilidade, industrialização da construção, qualificação profissional e modernização dos processos construtivos. Perspectivas para 2026 e 2027 Para o segundo semestre de 2026, a expectativa do sindicato é de continuidade do crescimento, favorecido pelo período do verão, que tradicionalmente acelera a execução de obras de infraestrutura e empreendimentos imobiliários. "A perspectiva para o segundo semestre de 2026 e para 2027 é muito positiva. Temos novos projetos habitacionais, expansão de bairros planejados e crescimento da demanda por áreas industriais e logísticas", destacou.
Leia também