Redirecionando com segurança...

41997261521 radioprincipalfm2025@gmail.com
Rádio Web Principal FM
A Principal Conexão com Você !
InícioNotícias G1 Show de Elba Ramalho no São João de Campina Grande…
G1

Show de Elba Ramalho no São João de Campina Grande atrai fãs de várias partes do país: 'Esperei 35 anos'

G1
24 de Junho de 2026 às 09:55
10 min de leitura
Show de Elba Ramalho no São João de Campina Grande atrai fãs de várias partes do país: 'Esperei 35 anos'

Elba Ramalho no palco do Parque do Povo Maria Eduarda Batista A noite mais aguardada do São João 2026 de Campina Grande reuniu na noite desta terça-feira (23), véspera de São João, milhares de pessoas no Parque do Povo. O público veio de diferentes estados para viver um dos pontos altos d’O Maior São João do Mundo, que tem o tradicional show de Elba Ramalho como comandante da virada para o dia 24, dia dedicado ao santo que dá nome à festa. Entre os turistas estava Rubens Ferreira, que veio de São Paulo com o companheiro, Everton Araújo, especialmente para assistir à apresentação. Ele contou que viver esse momento era um sonho de infância. “Eu esperei 35 anos pra isso. Desde pequenininho que eu sempre alimentei a esperança de ver ela [Elba Ramalho] em Campina Grande, e hoje eu vou realizar”, disse. O paulista revelou que acompanha a carreira da artista desde a infância.“Eu conheço a obra da Elba inteira. Desde Capim do Vale, que é o primeiro disco, até o último. Relação afetiva, né? Mas aí já tem uma história inteira, desde pequeno”, disse. A fama d’O Maior São João do Mundo atravessa fronteiras e atrai quem antes só conhecia o evento pelos veículos de comunicação. “Campina Grande é conhecida no Brasil inteiro, todo mundo quer vir pra cá pra ver o que acontece, e aí hoje eu vou vivenciar isso”, afirmou Rubens. Também pela primeira vez na cidade para o São João, Elenice Bastos, do Rio de Janeiro, destacou a expectativa de conhecer de perto a festa na data mais importante do calendário junino. “A gente sempre ouve falar, né? Quem mora mais lá para o Sul, no Rio, vê pela televisão. Aí a gente fica com vontade de conhecer o maior São João do Brasil, principalmente por causa do dia de hoje, que é a véspera”, disse. Quem também veio de longe para acompanhar o momento foi Beatriz Andrade, de Pato Branco, no Paraná. Ela destacou o caráter simbólico da apresentação de Elba Ramalho na passagem da véspera para o dia de São João. “Essa virada é como se fosse o Carnaval para o Rio de Janeiro, né? E o Ano Novo para todo o país”, disse. A paranaense também elogiou a receptividade do público e a grandiosidade do evento. “Estou achando o povo bem receptivo, a festa é grandiosa mesmo, super recomendo. O pessoal é bem acolhedor, estou muito feliz. Se eu tiver a oportunidade de vir novamente, quero trazer a minha família”, afirmou. Tradição na véspera de São João Elba Ramalho subiu ao palco pouco depois das 23h30 desta terça-feira (23). Com mais de 30 anos de tradição se apresentando na véspera de São João em Campina Grande, a cantora encontrou um Parque do Povo tomado pelo público, que nem mesmo a chuva foi capaz de desanimar. Antes do show, em entrevista coletiva à imprensa, Elba falou sobre a emoção de voltar, por mais um ano, ao palco principal do Parque do Povo. “É uma boa brincadeira, ao mesmo tempo em que a gente tem uma preocupação grande em trazer uma coisa boa. Quando chega em Campina, fica tudo diferente. A emoção redobra, e você fica pensando que, mais uma vez, está pisando no palco de uma cidade que lhe deu régua, compasso”, disse. Elba também comentou sobre a importância da cidade como referência das festas juninas no Nordeste. “É uma festa muito alegre, muito nossa, e Campina se colocou em um patamar elevadíssimo, como uma das melhores. A gente fica feliz de ver que Campina também é um modelo para que outras cidades melhorem e invistam nas suas festas”, afirmou. No repertório da apresentação, a cantora reuniu sucessos como “Frevo de Mulher”, “Fogaréu”, “Cenário de Amor”, “De Mala e Cuia”, “Eu Só Quero Um Xodó” e “Pagode Russo”, entre outros, em um show marcado por um público que cantou e dançou do início ao fim. Na coletiva, a cantora também comentou sobre a importância da preservação das tradições do São João. “Essa é a responsabilidade da administração pública também, dos fomentadores culturais. De repente, você terceiriza uma festa e o cara vem com uma visão, entre aspas, comercial, e aí ele vai trazer as duplas sertanejas. Eu não estou, em nenhum instante, incomodada com duplas sertanejas. Confesso a vocês que levantei essa bandeira há uns anos atrás. Fui eu que levantei essa bandeira e acabou dando aquele problema todo de ficar mal com meus colegas sertanejos. Eu gosto, só que acho que junho é o São João, e São João é pra nossa cultura”, disse. Elba, no entanto, reforçou que prefere não se envolver diretamente nesse tipo de debate e destacou seu foco na própria trajetória artística. “Então, há umas pequenas pontuações, mas eu não me envolvo nessa questão. Faço questão de me preocupar só com o que eu faço. Eu canto o que eu faço, o que eu gosto, o que eu sei, tenho autoridade para fazer”, finalizou. À meia-noite, a tradicional queima de fogos marcou a chegada do dia 24 de junho, Dia de São João. Ao som de “Olha Pro Céu”, o espetáculo iluminou o céu do Parque do Povo por cerca de três minutos. Mais para o final da apresentação, Elba Ramalho chamou ao palco uma menina que pediu para cantar com a artista. As duas interpretaram “Ai Que Saudade D’ocê”. Ao se dirigir à menina, Elba disse: “Olha, daqui uns anos eu vou estar ali na plateia, eu vou estar assistindo você cantar nesse palco”. Antes de subir ao palco, Elba Ramalho havia falado sobre o papel de referência para os artistas da nova geração. “Estou sempre abraçando, principalmente, artistas novos. Minha carreira foi feita trazendo artistas novos. Eu podia ter cantado salsa, cantado samba, podia ter desviado para outras coisas. Até faço isso no meu trabalho, mas não é uma coisa que me representa. O que me representa é a cultura popular nordestina brasileira”, disse. A apresentação chegou ao fim à 1h20 desta quarta-feira (24), ao som de “Isso Aqui Tá Bom Demais”, encerrando o show em clima de festa. Representatividade no palco principal O cantor cearense Guilherme Dantas foi o responsável por encerrar a programação já nas primeiras horas desta quarta-feira (24), dia de São João. Ele é um dos primeiros artistas com deficiência visual a se apresentar no evento. Para o show, é montado um esquema de acessibilidade no palco que permite ao cantor se orientar durante a apresentação. Além dos ajustes na banda, a equipe prepara adaptações no ambiente para garantir sua locomoção e segurança durante a apresentação. Este é o quarto ano do artista se apresentando no São João de Campina Grande. Antes de subir ao palco, em coletiva de imprensa, ele destacou a emoção de participar do evento e o simbolismo da apresentação. “É uma honra, um orgulho sem tamanho estar aqui no dia 23, na véspera de São João. Eu fico muito honrado também por representar pessoas com deficiência. E aqui eu englobo todo mundo: pessoas com limitação visual, auditiva, transtorno do espectro autista. Eu acho que estar aqui é uma vitória”, disse. O artista também falou sobre a proposta do show e a forma como constrói o repertório apresentado no São João. “Eu gosto de fazer um show que agrade a todos. Ninguém vai agradar todo mundo, mas procuro levar músicas que tragam boas energias. Divido o repertório entre minhas composições, músicas tradicionais e coisas atuais que sejam boas para quem está ouvindo. Não coloco músicas que falem mal da mulher ou tragam palavras feias. Tento manter tudo organizado dessa forma”, explicou. A abertura do show de Guilherme Dantas fez uma retrospectiva de sua trajetória na música, relembrando os primeiros passos da carreira. O repertório reuniu músicas de diferentes gêneros, como forró e sertanejo. Em um dos momentos da apresentação, o artista homenageou os cantores Flávio José e Santanna. A homenagem também apareceu no figurino, com uma jaqueta estampada com os rostos dos dois artistas. Além de cantor, Guilherme Dantas também tem uma carreira consolidada como compositor. Antes do show, ele falou sobre a diferença entre escrever músicas e subir ao palco para se apresentar. “Mais fácil encarar o público, com certeza, que é troca de energia. É muito mágico isso, porque vocês têm o poder da visão, podem se conectar entre si. Porém, energia é um negócio tão doido que, mesmo sem poder olhar nos olhos das pessoas, eu procuro cativar e receber isso de volta. Isso não tem dinheiro no mundo que pague. É fácil estar no meio do povo. Difícil é compor, você tem que usar muita cabeça, ter histórias para contar. É uma arte”, afirmou. O show também contou com uma participação especial. Guilherme convidou um sanfoneiro para dividir o palco com ele, e os dois cantaram “Pra Você Voltar Pra Mim”. O cantor encerrou sua apresentação com um discurso de incentivo ao público e destacou sua trajetória de superação: “Toda vez que você ficar triste, lembre de mim. Sabe por quê? Eu tinha tudo para estar abatido em casa, sem querer nada com a vida, mas eu estou aqui no maior São João do mundo”, disse. Lucy Alves e orquestra marcam presença no São João A véspera de São João também foi marcada pela estreia da música clássica no palco principal do Parque do Povo, com a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, que encantou o público com releituras de grandes nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Sivuca e Geraldo Azevedo, entre outros. O repertório incluiu sucessos como “Anunciação”, “Feira de Mangaio”, “Gostoso Demais” e “Festa do Interior”, além de uma sequência dedicada ao Rei do Baião, em versões sinfônicas. Os paraibanos Lucy Alves e o cantor Capilé também se apresentaram no palco principal nesta terça-feira (23) e foram os responsáveis por abrir a programação. Lucy foi a primeira atração da noite, marcando seu retorno ao Maior São João do Mundo. Em seguida, foi a vez de Capilé subir ao palco. O artista é o único a ter se apresentado em todas as edições da festa. Agenda A programação do São João 2026 de Campina Grande continua nesta quarta-feira (24), dia de São João, com apresentações de Vicente Nery, José Augusto, Waldonys e Fabiana Souto. Os shows começam às 19h e seguem até as 3h. Além do palco principal, o Parque do Povo terá apresentações de artistas locais e trios de forró nas ilhas de forró, nos coretos, no Palco Cultural, no Quadrilhódromo e na Pirâmide. A programação nesses espaços começa às 18h. A noite também será marcada por mais uma partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrenta a Escócia, às 19h, e nove telões instalados no Parque do Povo irão transmitir o jogo para os forrozeiros que estiverem na festa. Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também