Redirecionando com segurança...

41997261521 radioprincipalfm2025@gmail.com
Rádio Web Principal FM
A Principal Conexão com Você !
InícioNotícias G1 Professores protestam durante votação do piso do m…
G1

Professores protestam durante votação do piso do magistério na Câmara de Campos

G1
26 de Junho de 2026 às 16:37
3 min de leitura
Professores protestam durante votação do piso do magistério na Câmara de Campos

Professores protestam por piso do magistério na Câmara de Campos Edson Araujo/g1 Professores da rede municipal protestaram durante a sessão da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que aprovou, na noite de terça-feira (23), o projeto de lei da Prefeitura sobre a aplicação do piso salarial do magistério. A proposta foi aprovada por 17 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. A sessão começou por volta das 17h e durou mais de três horas. Professores ocuparam as galerias da Casa com faixas e cartazes, cobrando mudanças no texto enviado pelo Executivo. Em meio aos protestos, o presidente da Câmara, vereador Frederico Rangel, interrompeu os trabalhos em duas ocasiões para restabelecer a ordem. Segundo o Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep), o projeto não incorpora o piso nacional ao vencimento-base da categoria e prevê o pagamento de uma parcela complementar para atingir o valor mínimo estabelecido. 📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp. Agora no g1 A presidente do Siprosep, Elaine Leão, afirmou que a proposta compromete o plano de carreira dos professores. "O problema maior é que, dentro desse projeto de lei, eles estão destruindo o plano de carreira do servidor, que tem uma progressão funcional a cada dois anos, quando é bem avaliado. O que está acontecendo agora é que essa avaliação funcional vai ser usada dentro do piso, sendo que piso é piso, não é teto." Ela também afirmou que a medida pode impedir ganhos salariais futuros da categoria. "O governo federal deu 5,3%, mas aqui não vai ter nada, porque vai utilizar a progressão, a titulação e o plano de carreira do profissional." Governo defende proposta A Prefeitura de Campos defendeu a proposta e informou que ela garante o pagamento do piso nacional aos profissionais da educação, respeitando os limites da responsabilidade fiscal do município. Líder do governo na Câmara, o vereador Dudu Azevedo afirmou que o objetivo é assegurar que nenhum professor receba abaixo do piso sem comprometer o equilíbrio financeiro da administração. "O principal era que nenhum professor fosse lesado e recebesse abaixo do piso. Também conseguimos, de uma forma legal e institucional, manter as contas do município em ordem, fazendo os pagamentos em dia." Além do projeto do magistério, os vereadores aprovaram por unanimidade a prorrogação do subsídio ao transporte coletivo, que mantém a tarifa social em R$ 3,50, e a regulamentação das férias dos conselheiros tutelares. Ao fim da sessão, o presidente da Câmara afirmou que as manifestações ocorreram dentro do direito democrático e que, apesar dos momentos de tensão, os trabalhos foram concluídos normalmente. O Siprosep informou que pretende continuar dialogando com a Prefeitura sobre os impactos da medida na carreira dos professores. Já o município afirmou que seguirá discutindo a implementação da proposta com a categoria. LEIA TAMBÉM: Moradora afirma esperar há 5 anos por obra contra alagamentos em Itaperuna Motorista perde controle, bate em árvore e carro pega fogo na RJ-220 em Porciúncula Mais de 1,2 mil motoristas são autuados por irregularidades em calçadas em Campos
Compartilhar: WhatsApp Facebook X
Leia também